Cuidado paliativo enquanto movimento: caminhada interdisciplinar em prol da visibilidade do termo de cuidados paliativos
Palavras-chave:
Cuidados paliativos, Interdisciplinaridade, Valorização da vidaResumo
Este trabalho apresenta uma experiência de extensão universitária realizada no alto da Serra de Santa Helena, em Sete Lagoas/MG, promovida pelo projeto de extensão em Cuidados Paliativos e envolvendo estudantes de Enfermagem, Psicologia, Biomedicina, Odontologia e Fisioterapia da Faculdade Sete Lagoas (FACSETE). A ação teve como objetivo promover a visibilidade do termo “cuidados paliativos” junto à comunidade, por meio de atividades informativas, educativas e de prestação de serviços em saúde. Foram oferecidas orientações à população, estimulando o diálogo sobre a valorização da vida, desmistificando conceitos equivocados relacionados aos cuidados paliativos e ampliando a compreensão de sua relevância na atenção integral à saúde. Além disso, a iniciativa possibilitou a integração entre a instituição de ensino superior e a sociedade civil, fortalecendo a função social da faculdade e promovendo a formação humanizada e interdisciplinar dos futuros profissionais de saúde. Conclui-se que a experiência contribuiu para a sensibilização comunitária acerca da temática e para a vivência prática dos estudantes em ações de promoção da saúde e cidadania.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 FACSETE Health Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
