Perfil epidemiológico dos pacientes atendidos pela fisioterapia no Hospital Municipal Monsenhor Flavio D´Amato de Sete Lagoas previamente à pandemia de coronavírus
Resumo
Trata-se de um estudo retrospectivo, com abordagem quantitativa realizado para caracterizar o perfil epidemiológico dos pacientes internados no Hospital Municipal Monsenhor Flavio D’amato (HMMFD) da cidade de sete lagoas MG, no período de outubro de 2017 a outubro de 2018. Foram coletados um total de 100 prontuários na Clínica, Sala de Emergência e CTI Centro de Terapia Intensiva. Analisaram-se dados referentes ao gênero, idade, diagnóstico, e a depender do setor o tipo de suporte ventilatório e os dias de permanência com ele. Verificou-se que do total de pacientes admitidos a participarem da pesquisa, 68 (68%) eram do gênero masculino e 33 (33%) do gênero feminino. As doenças respiratórias e neurológicas constituíram a principal causa de internação, seguidas por poli trauma. No CTI 61 (93,84%) pacientes foram traqueostomizados, na sala de emergência 24 pacientes foram extubados e na clínica 9 pacientes foram decanulados. Conclui-se que o Hospital Municipal de Sete Lagoas atende predominantemente pacientes do gênero masculino, com faixa etária variável, especialmente com doenças respiratórias e neurológicas e na maioria dos casos estes pacientes necessitam de suporte ventilatório por tempo prolongado, passando pela realização da traqueostomia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 FACSETE Health Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.