Dificuldades na avaliação neuropsicológica do Transtorno do Espectro Autista em meninas
uma revisão de literatura
Palavras-chave:
autismo; TEA em meninas; diagnóstico em autismo; fenótipo feminino.Resumo
Desde as primeiras descrições, o TEA sempre foi considerado uma condição predominantemente masculina, sendo que a diferença no número de casos masculinos comparados aos casos femininos se manteve estável ao longo dos anos. O presente trabalho buscou revisar a literatura em busca de trabalhos científicos em língua portuguesa que explorem as dificuldades encontradas no processo de avaliação neuropsicológica do TEA em meninas. A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados eletrônicas PubMed e SciELO. Para a identificação e a seleção dos artigos utilizou-se na busca os seguintes termos “autism AND girls”, “camouflage AND autism”, “autism AND sex AND diagnosis” e “autism AND female AND phenotype”. Foram inseridas apenas publicações datadas de janeiro de 2018 a janeiro de 2023. Inicialmente, os artigos foram selecionados de acordo com o título, seguindo pela leitura dos resumos e caso se enquadrasse na temática, realizou-se a leitura do texto completo. Estudos duplicados, publicações que não mencionavam sobre o diagnóstico de autismo em meninas foram excluídas. Realizada a busca, triagem e leitura dos artigos selecionados, chegou-se ao resultado de 0 (zero) artigos correspondentes aos critérios propostos. Conclui-se, portanto, que os instrumentos para o diagnóstico de TEA em meninas ainda precisam ser amplamente estudados e divulgados no Brasil, uma vez que são escassos trabalhos em língua portuguesa que tratem diretamente do assunto. Profissionais brasileiros precisam de literatura científica para se apoiarem e assim serem capazes de avaliar as meninas, autistas ou não, de forma mais eficiente e assertiva.
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