Dificuldades na avaliação neuropsicológica do Transtorno do Espectro Autista em meninas

uma revisão de literatura

Autores

  • Luana C. S. Almeida FACSETE
  • Piedade F. C. Andrade FACSETE
  • Deivid O. M. Sampaio CEDIN - Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil
  • Tatiana Rodrigues Carneiro Faculdade Unimed
  • Carla Cristina Amorim FACSETE

Palavras-chave:

autismo; TEA em meninas; diagnóstico em autismo; fenótipo feminino.

Resumo

Desde as primeiras descrições, o TEA sempre foi considerado uma condição predominantemente masculina, sendo que a diferença no número de casos masculinos comparados aos casos femininos se manteve estável ao longo dos anos. O presente trabalho buscou revisar a literatura em busca de trabalhos científicos em língua portuguesa que explorem as dificuldades encontradas no processo de avaliação neuropsicológica do TEA em meninas. A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados eletrônicas PubMed e SciELO. Para a identificação e a seleção dos artigos utilizou-se na busca os seguintes termos “autism AND girls”, “camouflage AND autism”, “autism AND sex AND diagnosis” e “autism AND female AND phenotype”. Foram inseridas apenas publicações datadas de janeiro de 2018 a janeiro de 2023. Inicialmente, os artigos foram selecionados de acordo com o título, seguindo pela leitura dos resumos e caso se enquadrasse na temática, realizou-se a leitura do texto completo. Estudos duplicados, publicações que não mencionavam sobre o diagnóstico de autismo em meninas foram excluídas. Realizada a busca, triagem e leitura dos artigos selecionados, chegou-se ao resultado de 0 (zero) artigos correspondentes aos critérios propostos. Conclui-se, portanto, que os instrumentos para o diagnóstico de TEA em meninas ainda precisam ser amplamente estudados e divulgados no Brasil, uma vez que são escassos trabalhos em língua portuguesa que tratem diretamente do assunto. Profissionais brasileiros precisam de literatura científica para se apoiarem e assim serem capazes de avaliar as meninas, autistas ou não, de forma mais eficiente e assertiva.

Biografia do Autor

Luana C. S. Almeida, FACSETE

Aluna de graduação em Psicologia

 

Piedade F. C. Andrade, FACSETE

Aluna de graduação em Psicologia

Deivid O. M. Sampaio, CEDIN - Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil

Graduado em Psicologia pela Universidade José do Rosário Vellano. Especialista em TEA – Transtorno do Espectro Autista pela Universidade Federal em Minas Gerais. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental da Infância e Adolescência pelo InTCC. Especializando em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA e DI pelo CBI of Miami. Formação no Protocolo TRI – Terapia de Regulação na Infância. Formação em Neuropsicologia do Desenvolvimento com ênfase em Treinamento de Pais pelo Laboratório de Neurociências do Desenvolvimento da UFMG. Educador Parental em Disciplina Positiva certificado pela Positive Discipline Association (EUA). Atua com Avaliação e Intervenção Precoce em Autismo, Treinamento de Pais/Orientação Familiar e Psicoterapia Infantil. Trabalhou na APAE de Sete Lagoas/MG por 9 anos no serviço de reabilitação. Experiência de mais de 10 anos em intervenção com crianças com Transtornos do Neurodesenvolvimento e suas famílias

Publicado

01-08-2023