Participação em casa de crianças e adolescentes com Síndrome de Down durante e após o isolamento social devido à pandemia da COVID-19
Palavras-chave:
Participação, Síndrome de Down, COVID-19, Isolamento socialResumo
A participação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento humano e na aquisição de novas competências e habilidades. Estudos realizados anteriormente demonstram que indivíduos com desenvolvimento atípico participam menos do que seus pares com desenvolvimento típico. Crianças com Síndrome de Down (SD) apresentam desordens motoras e cognitivas, fatores esses que podem reduzir a participação, que também é influenciada por fatores ambientais. O isolamento social gerado pela pandemia da COVID-19 ocasionou diversas mudanças na rotina das crianças e jovens com SD, contudo, não está bem estabelecido o seu papel sobre a participação dessas. Comparar a participação em casa de crianças e adolescentes com SD residentes em Sete Lagoas, durante e após o isolamento social da pandemia da COVID- 19. Participaram do estudo 13 pais ou responsáveis de crianças e jovens com diagnóstico de SD. Utilizando-se o contexto casa da Medida de Participação e Ambiente- Crianças e Jovens (PEM-CY) avaliou-se a participação, suportes e barreiras ambientais durante e após o isolamento social devido à pandemia da COVID-19. Os resultados demonstraram que após o isolamento decorrente da COVID-19 houve redução na ajuda e suporte do ambiente, aumento na frequência e envolvimento em jogos de computador e vídeo games e aumento da frequência na atividade de preparação para a escola. O estudo possibilitou identificar a presença de barreiras ambientais e a maior frequência e envolvimento com jogos virtuais após isolamento em virtude da COVID-19. Esses resultados podem auxiliar na elaboração de estratégias de intervenção para melhorar a participação em casa de crianças e adolescentes com SD.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 FACSETE Health Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.