Perfil de participação de crianças e jovens com Síndrome de Down
Palavras-chave:
Participação, Síndrome de Down, Ambiente, Barreiras, FacilitadoresResumo
No contexto da reabilitação pediátrica, a maioria dos estudos investigam barreiras e facilitadores da participação em indivíduos com Paralisia Cerebral. Poucos estudos focaram na participação de indivíduos com Síndrome de Down. Assim, o objetivo desse estudo é descrever os padrões de participação e fatores associados à participação de crianças e jovens brasileiros com Síndrome de Down, idade entre 5 e 17 anos em casa na escola e na comunidade. Os participantes foram pais/ cuidadores de 53 crianças e jovens com Síndrome de Down, idade média de 10 anos (±3,64). A participação foi mensurada pela Medida da Participação e do Ambiente para crianças e jovens (PEM-CY), preenchida através de entrevista. Foram realizados testes de correlação de Spearman para verificar a associação entre as variáveis dependentes e independentes, com posterior análise de regressão linear simples. Para confirmar a associação entre as variáveis, foram utilizados modelos de regressão linear múltipla do tipo Stepwise considerando valor p< 0,05. As crianças e jovens participaram com maior frequência, envolvimento e número de atividades no ambiente domiciliar. O desejo de mudança foi relatado pelos pais em todos os setores, sendo maior na comunidade. A presença de facilitadores ambientais explicou a variabilidade no envolvimento em casa (R² 0,19; p= 0,001), frequência na comunidade (R² 0,15; p= 0,004) e desejo dos pais por mudança na comunidade (R² 0,10; p= 0,02). Barreiras ambientais explicaram a variabilidade no desejo de mudança em casa (R²0,28; p<0,001) e na escola (R² 0,28; p<0,001), além do envolvimento na comunidade (R² 0,17; p= 0,002). Os achados deste estudo contribuem para compreender os padrões de participação de crianças e jovens com Síndrome de Down em casa, escola e comunidade, auxiliando profissionais a aumentarem sua capacidade de compreensão do perfil de participação desta população, proporcionando oportunidades de desenvolver competências, resultando em melhores condições de inclusão e envolvimento.
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