Harmonização orofacial: as vertentes da publicidade e propaganda

Autores

  • César Henrique Alves
  • Sara G. Silva
  • Isabella F. Silva
  • Luiza R. S. Alcântara
  • Fabrícia C. A. P. Raggi
  • Ana F. C. Timóteo Faculdade Sete Lagoas - FACSETE

Palavras-chave:

Harmonização orofacial, marketing digital, lesgilação

Resumo

O presente trabalho aborda a Harmonização Orofacial sob as perspectivas da publicidade, propaganda e marketing, aliados à ética profissional, destacando o impacto das publicações nas redes sociais sobre a busca por um "rosto perfeito" e a desinformação dos profissionais quanto às normas do Código de Ética Odontológica (CEO). O objetivo é investigar, por meio de revisão bibliográfica, a ética no marketing de procedimentos faciais, identificar práticas de propaganda enganosa e compreender como a autoestima é afetada pelos resultados estéticos. A pesquisa utilizou bases como Google Acadêmico, Web of Science, Lilacs, Medline e Scielo, incluindo artigos, monografias e livros de 2013 a 2021. Além disso, foram realizadas palestras na Faculdade de Sete Lagoas (FACSETE) para aprofundar a discussão. Os resultados apontam que a idealização de uma imagem irreal pode afetar negativamente a autoestima e a satisfação com os procedimentos. Assim, recomenda-se uma fiscalização mais rigorosa das postagens de profissionais nas redes sociais e maior conhecimento do CEO por parte dos cirurgiões-dentistas para evitar infrações e garantir práticas de acordo com a legislação odontológica brasileira.

Publicado

28-11-2024