Avaliação da preferência de profissionais de Radiologia entre protocolos tradicionais e gerados por Inteligência Artificial na incidência PA da mão
Palavras-chave:
Radiologia, Inteligência Artificial, Comparação de protocolos.Resumo
Na área da radiologia, os tecnólogos dependem de protocolos validados para conduzir exames radiológicos com precisão e segurança. O "Manual de Posicionamento Radiográfico e Anatomia Associada" de Bontrager é uma das referências mais utilizadas nesse contexto. Com o avanço da inteligência artificial, ferramentas como o ChatGPT têm sido empregadas em diversas aplicações, incluindo a criação de protocolos de exame, como o protocolo para a incidência poster anterior (PA) da mão. Neste estudo, avaliamos de forma cega a preferência entre profissionais de radiologia por protocolos da incidência PA da mão oriundos do livro de Bontrager e aqueles gerados pelo ChatGPT. Realizamos uma pesquisa por meio de questionários que apresentavam protocolos específicos de posicionamento para a incidência PA da mão, extraídos do livro e gerados pelo ChatGPT, sem identificar suas fontes. Os participantes tiveram acesso a ambos os protocolos e foram solicitados a escolher aquele que consideravam mais completo e adequado. Os resultados mostraram que 70% dos profissionais preferiram o protocolo do livro de Bontrager para a incidência PA da mão, enquanto 30% optaram pelo protocolo gerado pelo ChatGPT. A maioria dos profissionais de radiologia ainda prefere protocolos tradicionais para procedimentos específicos, como a incidência PA da mão, provenientes de referências estabelecidas como o livro de Bontrager. No entanto, a aceitação de 30% para os protocolos gerados pelo ChatGPT indica um potencial para a integração da inteligência artificial na elaboração de materiais de referência na radiologia. Recomenda-se que futuras pesquisas explorem maneiras de aprimorar os protocolos gerados por IA para atender às necessidades dos profissionais de saúde, especialmente em protocolos de posicionamento radiográfico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 FACSETE Health Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.