Ações interdisciplinares em pediatria: relato de experiência do projeto de extensão “Avaliação do neurodesenvolvimento infantil”
Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil. Transtornos Globais do Desenvolvimento. Equipe Interdisciplinar de Saúde.Resumo
Estima-se que em nações de baixa e média renda, mais de 200 milhões de crianças com menos de 5 anos de idade não consigam alcançar todo o seu potencial de desenvolvimento. A literatura demonstra que a avaliação e intervenção precoces promovem resultados satisfatórios em crianças com risco de atraso ou atraso no neurodesenvolvimento. A triagem conjunta, realizada por fisioterapeutas e psicólogos, pode ser uma solução eficaz para identificar alterações de desenvolvimento em estágios iniciais, como déficits motores, comportamentais e psicossociais. Assim, objetivou-se com esse trabalho explorar a óptica da avaliação interdisciplinar em crianças com suspeita ou atraso no neurodesenvolvimento através da intervenção coletiva entre discentes dos cursos de Fisioterapia e Psicologia da Faculdade Sete Lagoas – FACSETE. Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa, na modalidade relato de experiência, sobre o projeto de extensão “Avaliação do Neurodesenvolvimento Infantil”. A equipe do projeto é composta por discentes dos cursos de Fisioterapia e Psicologia que avaliam crianças com até 6 anos de idade, com suspeita ou atraso no desenvolvimento. Para isso, utiliza-se a “Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS)”, o “Teste de Triagem do Desenvolvimento DENVER II” e o “Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI)”. Até o momento foram realizados em torno de 50 atendimentos. Dezesseis crianças, majoritariamente do sexo masculino, com média de idade de 2,2 anos foram submetidas aos testes de triagem. Doze crianças apresentaram algum tipo de atraso no neurodesenvolvimento. Todas as famílias receberam um relatório das avaliações e quando necessário as crianças foram encaminhadas para intervenções específicas, incluindo neurologia, fonoaudiologia, fisioterapia e psicologia. Os resultados demonstram que a maioria das crianças apresentou alguma alteração no neurodesenvolvimento, ressaltando-se a necessidade de serviços de triagem e intervenção precoces, assim como a relevância de projetos que fortalecem o vínculo ensino-sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 FACSETE Health Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.