Práticas pedagógicas do curso de Radiologia da FACSETE e divulgação científica no contexto do ensino remoto emergencial COVID-19
Palavras-chave:
Ensino remoto emergencial, Divulgação científica, Ciências NuclearesResumo
A pandemia de COVID – 19 em 2021 transformou o cenário da educação superior no Brasil. As metodologias de aprendizagem foram adaptadas para o ensino remoto emergencial, sendo um desafio para os gestores acadêmicos e os professores. A pandemia provocou mudanças no modo de comunicar e interagir da sociedade, que passou a ser majoritariamente pelo uso da internet e das mídias sociais. Nesse contexto, surgiu a ideia de utilizar o trabalho discente efetivo - TDE, atividade prevista nos componentes curriculares do curso de Radiologia da Facsete, como ferramenta para divulgação e conscientização pública sobre as ciências nucleares. Como requisito para avaliação do TDE os alunos participaram da gincana Stand Up For Nuclear Brazil 2021, organizada pela WiN Brazil, com o objetivo de desmistificar e promover a área nuclear. Nessa edição, totalmente virtual, os estudantes participaram de uma gincana cujos esforços estavam em comunicar, por meio das mídias sociais, a importância do uso da energia nuclear como parte da resposta aos desafios climáticos, energéticos e sociais que todos enfrentamos. Os discentes participaram de tarefas que englobaram a criação do nome e slogan da equipe, memes, enquetes, apresentação de comédia stand up, todas elas divulgadas nas mídias sociais. O critério para alcançar os primeiros lugares foi o engajamento social das publicações. Houve uma grande mobilização e entusiasmo por parte os estudantes, que envolveram amigos, familiares e colegas de trabalho para atingirem o objetivo. Por meio da diversão e entretenimento, eles desenvolveram habilidades e competências como tomada de decisões, criatividade, colaboração e trabalho em equipe, comunicação interpessoal, incluindo momentos de aprendizagem e divulgação científica. Tudo isso em um momento crítico, repleto de medos e incertezas. Apesar do distanciamento social provocado pelo ensino remoto emergencial todas as ações envolvidas no TDE mantiveram discentes, professores e comunidade unidos, por meio da educação e da ciência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 FACSETE Health Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.