Competência motora em crianças e adolescentes saudáveis

Autores

  • Maria Júlia de Melo Matuck
  • Diúlia Estéfane Santos Barbosa
  • Taynara Nadi de Lima Marques
  • Victor Lucas Costa
  • Mariana Aguiar de Matos Faculdade Sete Lagoas - FACSETE

Palavras-chave:

Competência motora. Habilidades motoras fundamentais. Crianças e adolescentes. Desenvolvimento infantil.

Resumo

A competência motora refere-se à capacidade de um indivíduo ser proficiente em uma variedade de habilidades ou ações motoras e relaciona-se à aquisição das habilidades motoras fundamentais. Essas habilidades são essenciais para o desenvolvimento de habilidades mais complexas, necessárias para a prática esportiva e outras atividades durante toda infância até a fase adulta. Nesse contexto, esse estudo objetivou comparar a competência motora entre crianças e adolescente saudáveis de ambos os sexos. A amostra foi composta por 280 participantes com idade entre 5 e 14 anos, residentes em Sete Lagoas, Minas Gerais. Para avaliação da competência motora foi utilizada a Bateria Motor Competence Assessment (MCA) composta por tarefas quantitativas estabilizadoras, locomotoras e manipulativas. Os participantes foram distribuídos entre dois grupos de acordo com a idade: crianças (entre 5 e 9 anos) e adolescentes (entre 10 e 14 anos). Os dados foram analisados no software SPSS, versão 27.0, e foi adotado um nível de significância de p<0,05.  A competência motora foi superior nas crianças (40,6%) em relação aos adolescentes (19,44%) (p<0,001). Observou-se ainda que os meninos apresentaram maior competência motora (33,85%) em relação às meninas (25,79%) (p=0,008). Essas diferenças se mantiveram ao se considerar os componentes locomotores, estabilizadores e manipulativos isoladamente. Esses resultados demonstraram que a competência motora difere entre idade e sexo e deve-se considerar esses achados para elaboração de estratégias de intervenção nessa população.

Publicado

28-11-2024